quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Emigração de Cabo Verde

Postado por    às    Nenhum comentário:
 
O arquipélago de Cabo Verde possui 492 mil habitantes, onde mais de 50% da população mora nas áreas urbanas do país. Sua população, majoritariamente mestiça, descende de antigos escravos e europeus, especialmente portugueses. A média etária é de 24 anos, com expectativas de 63.
Os 492 mil habitantes não representam 1/3 do total de cabo-verdianos existentes no mundo. A emigração é algo tão comum que virou parte da cultura cabo-verdiana viver, por pelo menos um tempo, fora do arquipélago. Por quê?
A escassez de recursos naturais e a pobreza da população e das terras cabo-verdianas (solo pobre, secas, etc) converteu, desde o séc. XVII, a emigração como única saída para o povo destas ilhas. Estima-se nos dias atuais que 600 mil cabo-verdianos vivam fora do país, número muito maior que a população residente. Somando o número de indivíduos nascidos nos destinos de emigração, esse número se aproxima a 800 mil indivíduos.
O fluxo migratório em números significativos se concentra em três áreas: África, Europa e América do Norte.
Na África, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Angola são os países onde o número de cabo-verdianos e descendentes se destaca, isso se deve ao longo período de colonização, onde Cabo Verde possuía um importante papel na rota mercantil, e a exigência de mão de obra em Guiné e Angola era maior que no arquipélago.
Na América do Norte, especialmente Estados Unidos, o número de emigrantes aumentou após a passagem de baleeiros estadunidenses no arquipélago, no séc XVII. Eles residiram em áreas próximas aos portos do arquipélago, praticando atividades industriais e agrícolas. Três séculos depois, restrições de emigração vinda dos EUA diminuiu o número de emigrantes taxativamente.
Tais restrições fizeram que cabo-verdianos pesquisasse por países da Europa Ocidental para emigrar, especialmente após a 1ª Guerra Mundial. A necessidade de mão de obra na Europa fez que Portugal, Holanda, França, Itália e Suíça aumentasse de forma significativa o número de habitantes com descendência de Cabo Verde.

Estima-se que mais de 100 mil pessoas tenham emigrado no período de 1963-1973. Tal fenômeno é comum em países de todo o mundo, mas são poucos os países que tal evento ocorre em grande quantidade. A emigração cabo-verdiana é peculiar.

Texto por: Suzana Barbosa, 2014. Blog Eu Me Chamo Cabo Verde © todos os direitos reservados, é permitida a divulgação do texto, desde que haja a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Eu me chamo Cabo Verde
Distributed By My Blogger Themes | Designed By OddThemes