segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Cabo Verde e suas Línguas

Postado por    às    Nenhum comentário:
 
   Atualmente Cabo Verde possui dois idiomas que são usados pelos cabo-verdianos: o Crioulo cabo-verdiano, e o Português. Mas apenas o Português consta para o país como língua oficial. Há um movimento já iniciado pela formalização do Crioulo como língua oficial. O crioulo cabo-verdiano é um dos crioulos mais falados do mundo, e até foram criadas gramáticas e um alfabeto próprio (ALUPEC – Alfabeto Unificado para a Escrita do Cabo-verdiano) para seu estudo.
   A origem do crioulo ainda é discutida, atualmente são aceitas três teorias que explicam o surgimento do crioulo: a teoria afrogenética, a teoria eurogenética e a teoria neurogenética. A teoria afrogenética defende que o crioulo foi formado pelos escravos africanos, aproveitando as gramáticas de línguas da África Ocidental, e substituindo o léxico africano pelo léxico português. A teoria eurogenética, defende que o crioulo foi formado pelos colonizadores portugueses, que simplificaram sua língua para ensinarem aos escravos. E a teoria neurogenética defende que o crioulo foi criado pela população nativa das ilhas, em um processo natural do ser-humano.
   Por mais que estejamos falando de um crioulo só, ele se divide em vários dialetos diferentes, que são falados em cada ilha de Cabo Verde, mas eles mantêm a mesma base. É interessante observar que depois de tantos anos o crioulo em Cabo Verde continua a ser falado, isso difere em muitos outros lugares do mundo que “esquecem” suas línguas de origem.

Autor: Leonardo Sayão
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Crioulo_cabo-verdiano
http://www.embcv.org.br/portal/modules/mastop_publish/?tac=L%EDngua
http://pt.globalvoicesonline.org/2011/05/05/cabo-verde-o-crioulo-no-dia-da-lingua-portuguesa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Eu me chamo Cabo Verde
Distributed By My Blogger Themes | Designed By OddThemes