Em Mindelo (umas das ilhas do arquipélago), o carnaval caracteriza-se por desfile de carros alegóricos, marchas com muitas músicas e danças. Os temas carnavalescos sempre integram a história e a cultura da ilha e as músicas e os trajes são elementos fundamentais nos desfiles. Assim como no Brasil, o Carnaval de Cabo Verde ocorre anualmente. Nessa época, visitantes de outras ilhas visitam seus "irmãos" de arquipélago e fazem essa incrível festa.
Já em São Vicente, temos um movimento carnavalesco muito conhecido por nós brasileiros: o Carnaval dos Blocos. O funcionamento é o mesmo, os blocos caminham pelos bairros com muita euforia e músicas que fazem críticas aos costumes ou à política local. Os blocos de carnaval de São Vicente já formaram maiores multidões de pessoas, aos poucos, os blocos foram se tornando mais elitistas por conta das classes sociais. Apesar dos blocos mais seletivos, existem alguns grupos que são mais flexíveis com a participação da população, contanto que os indivíduos compartilhem uma mesma ideologia de bairro.
A música, com grande influência do samba brasileiro, retrata a realidade cabo verdiana. As letras geralmente abordam temas atuais da sociedade, da política ou até mesmo (re)contar um pouco mais sobre suas raízes históricas. Na dança, não há separação por classe social. As dançarinas dão um show de interpretação com batidas bem marcadas pelos tambores.
E para quem ficou com curiosidade, abaixo temos um "gostinho" do Carnaval de Cabo Verde:
Autor: Caio Gentil
Nenhum comentário:
Postar um comentário