segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Cultura: câmera, ação

Postado por    às    Nenhum comentário:
 


         No último século, em meados dos anos cinquenta, nota-se uma crescente atividade cultural em Cabo Verde. Ainda que sem toda a liberdade, saraus de poesia e peças de teatro são organizados e escritos. Na capital, Praia, e também na Ilha do Sal são criados cinemas. Em Praia, até mesmo existe a formação de um grupo de cinéfilos. Na mesma década, em São Vicente surgem cinemas.
         Não é difícil perceber o porquê do cinema ser tão importante para o povo cabo-verdiano: em meio a toda opressão e censura que a colonização representava, o cinema acaba por ser a única forma de liberdade possível. E mesmo assim, não tão bem aceito. Um grupo de ativistas cinematográficos – aquele mesmo, citado no primeiro parágrafo – é preso por sua fuga da censura.
         Não só isso, apesar de todas as adversidades, o cinema teve um papel importante para a caminhada para independência, apresentando forte resistência. Filmagens que mostravam as lutas de libertação e também faziam propagandas do PAIGC.
         Hoje, essa arte continua tendo grande relevância, promovendo obras nacionais e até mesmo mostras de cinema móvel. Os filmes objetivam retratar o país, seu povo e cultura. A história, as conquistas e tudo que Cabo Verde puder oferecer. Existe também o Cabo Verde Internacional Film Festival, que expõe ao mundo a produção cabo-verdiana. Esse festival, na realidade, foi apresentado em nosso grupo por uma colega e foi o que me motivou a escrever sobre esse tema.
         O cinema me atraiu justamente por representar tanto na história desse povo que lutou e até hoje luta, para superar o atraso proveniente de séculos de exploração e falta de liberdade. Também é uma área da arte que sempre foi do meu agrado e acredito que possa ser do agrado de muitos de vocês. Para me despedir, recomendo a todos, então, que assistam o filme “Viagem a Cabo Verde”.


Referências:
Licença Creative Commons
Texto de Beatriz Salazar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Eu me chamo Cabo Verde
Distributed By My Blogger Themes | Designed By OddThemes