sexta-feira, 31 de outubro de 2014

"Djarfogo" - Ilha de Fogo

Postado por    às    Nenhum comentário:
 

"Djarfogo" - Ilha de Fogo

A origem do arquipélago é vulcânica e na Ilha de Fogo existe um vulcão ativo. Foi uma das primeiras Ilhas a ser povoada. São Filipe é a terceira cidade mais antiga do arquipélago e o maior centro urbano da ilha. A ilha é a mais saliente do grupo, devido à altitude do vulcão. Pico do Fogo teve sua última erupção em 2 de abril de 1995. Sua característica mais espetacular é uma cratera com 9 km de largura, com uma bordeira de 1 km de altura. O cone central Pico constitui o ponto mais elevado da ilha (2 829 m). Lava do vulcão tem alcançado a costa oriental da ilha em tempos históricos.

Pico do Fogo

Chã das Caldeiras e Pico do Fogo ao fundo

Vídeo da última erupção do vulcão em 1995

A ilha do Fogo foi descoberta nos anos de 1640, no mesmo período que as ilhas de Santiago e Maio. Situada a oeste de Santiago, tem forma circular, com uma área de 476 km2, e tem o ponto mais alto de todas as ilhas de Cabo Verde. Atualmente tem uma população de quase 40 mil habitantes.

Em 1582, segundo as letras do conceituado escritor cabo - verdiano Germano Almeida, no seu livro CABO VERDE, VIAGEM PELA HISTÓRIA DAS ILHAS - a ilha do Fogo tinha cerca de 2300 pessoas, das quais 300 eram homens livres e 2000 escravos, vivendo a vida praticamente numa economia baseada exclusivamente no cultivo e plantação do algodão e videira cujos produtos eram enviados para San Tiago, e depois exportados e comercializados na Guine e Brasil. A vida dos Foguenses,durante o período da colonização, não foi nada fácil, para além da falta da liberdade, houve períodos de grande sofrimentos que marcaram para sempre a história desse povo, como as terríveis fomes nos anos 1700 e a grande erupção de 1759, arrasando com a ilha e atingindo até outras como Santiago, prejudicando a pastagem e agricultura. 

Na atualidade a ilha do Fogo está administrativamente dividida em três municípios: São Filipe, Mosteiros e Santa Catarina, sendo esse último o mais novo. A Cidade de São Filipe serviu se por muitos anos como centro administrativo da ilha; é uma cidade histórica e bem estruturada, crescendo a um bom ritmo socialmente e economicamente. É nesta cidade e vizinhança que ficam os famosos e falados sobrados que estão cada vez mais representando o passado, presente e futuro desta cidade. 


Na cidade de São Filipe todos os anos no primeiro dia de Maio, celebra-se a grande festa de Nho San Filipe que atrai grande público. Durante uma semana ou mais,a ilha do Fogo é o centro de atenção de Cabo Verde. 

Festa Nho San Filipe. Fotos, Manuel Costa

Durante as festas, há as tradicionais corridas de cavalo, que atrai grande público. O cavaleiro e cavalo premiados receberão uma taça e um prêmio alto em dinheiro. 


Entre histórias e danças, o povo da ilha do Fogo caracteriza-se por apontamentos físicos muito distintos das outras ilhas cabo-verdianas, como os cabelos louros e olhos azuis. São descendentes, em grande maioria da terceira e quarta gerações, de Armand Montrond, um conde francês, que viveu no Fogo durante os finais do século XIX e princípios do século XX.

 
Além das localidades onde viveu, a população da Chã das caldeiras, onde está o grosso dos seus descendentes, constitui um testemunho evidente da sua presença no Fogo. Pois os seus filhos Manuel da Cruz e Miguel foram determinantes no processo de ocupação e povoamento da localidade. Juntamente com outros, serão os percursores da ocupação efetiva de Chã das caldeiras.
Além da herança genética, Armand Montrond deixou uma herança cultural distinta, que se revela nas técnicas de produção de vinho e do café e na música. 
"Djarfogo" tem uma beleza espontânea, espetacular, natural, e muito apreciada, mesmo contagiante, e enigmática, que contagia a maioria das pessoas que por lá passam.
Fontes:
  1. http://www.manduco.net/armandmontrond.htm
  2. http://www.turismo.cv/fogo
  3. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_do_Fogo
  4. http://topicos123.com/ILHA-DO-FOGO.HTML 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Eu me chamo Cabo Verde
Distributed By My Blogger Themes | Designed By OddThemes